Versões do Superman
Assim como a maioria dos heróis da DC Comics, o Superman também possui inúmeras versões (tão numerosas quando as estrelas do céu xD). Abaixo reuni algumas destas, algumas incríveis, outras estranhas e outras incompreensíveis.

Aço: John Irons era um engenheiro que após descobrir que suas invenções estavam sendo utilizadas para indústria bélica decidiu adotar o anonimato, mudando de nome (Henry Johnson) e se mudando para Metropolis. Lá, após ser salvo por Superman, John decide então modificar um dos seus protótipos, uma armadura com capacidade de voo, tornando-a uma cópia do uniforme do Super e adota a identidade de Homem-de-Aço (mais tarde passando a ser chamado de Aço).
Atticus Kent – Terra-1863: Atticus é uma versão do homem de aço que chega a Terra no século 19. Ele aterrissa na propriedade de Josephus e Sarah Kent, no Kansas. Quando a Guerra Civil ocorre, Atticus junta se ao Exército da União em 1861. Até essa época os poderes dele não haviam se manifestado. Isto ocorre na Batalha de Vicksburg, quando Atticus é atingido por uma bala de canhão e, sozinho, vence o combate.


Bizarro: Bizarro é uma duplicata imperfeita do homem de aço, criada por Lex Luthor. Em função de ter tido seu material genético mal construído acabou se tornando justamente o oposto do Superman, tendo habilidades como visão de frio (oposto da visão de calor) e sopro de calor (oposto do sopro de frio). Mas o grande problema disso é que, em algumas ocasiões, Bizarro já tentou agir como o Superman, mas, por conta de suas interpretações contrárias (mal ao invés de bem, ódio ao invés de amor, matar ao invés de salvar), acabou atrapalhando mais do que ajudando a situação.
Calvin Ellis – Terra 23: O Superman dessa dimensão difere do clássico em alguns pontos. Primeiramente, o nome do seu pai biológico era Jorel e seu nome original era Kalel. Outro ponto que modifica é que, ao adotar a identidade Calvin Ellis, Kalel com o tempo torna-se presidente dos Estados Unidos, atuando no tempo livre como herói e contando com a ajuda do sistema Brainiac pra ajuda-lo a manter sua identidade secreta.


Erradicador: O Erradicador foi concebido inicialmente como um sistema bélico que acabou por atingir Krypton no passado. O militarista Kem-L, antepassado do Superman, reprogramou o sistema para que assim passasse a preservar a integridade da vida kriptoniana. Com poderes quase ilimitados, o Erradicador, nessa tentativa de preservar a população do planeta, uniu o DNA dos kriptonianos ao planeta, impedindo assim que estes deixassem Krypton. Com o tempo, e com a destruição iminente de Krypton,Jor-El criou um soro para que a ligação de Kal com o planeta fosse anulada e assim ele pudesse deixar o planeta. Anos mais tarde Kal (já como Superman) recebe o Erradicador como um presente do alienígena Clérigo, como uma recompensa por ele ter interrompido os planos de Mongul. Kal então trouxe o Erradicador para a Terra. Após várias reviravoltas causadas por ele, Super lança o instrumento ao sol, na esperança de assim destruí-lo. Ainda vivo o Erradicador cria então um corpo humanoide, com uma variação do traje do Super, e começa uma tentativa de reconstruir Krypton na Terra. Ele e Kal então se enfrentam, sendo Kal o vencedor do embate, no qual ele destrói o Erradicador (mais tarde o Erradicador consegue voltar a vida, mas contar isso tornaria o texto dele extremamente grande, então fica para uma próxima oportunidade).

Nightmare Superman – Terra-43: Nessa Terra, durante um evento no qual dezenas de portais da Zona Fantasma se abriram em Metropolis, inúmeras pessoas acabaram sendo transformadas em fantasmas pelas entidades presentes na Zona. Em uma tentativa desesperada de evitar o pior Superman foi para a Zona Fantasma, onde lutou contra Aethyr, um ser que estava adormecido na Zona por milênios e que foi despertado pela enorme quantidade de fantasmas que estavam ingressando nesta. Superman conseguiu derrotar Aethyr mas durante o combate todas as pessoas de Metropolis foram convertidas em fantasmas. E além disso Superman também acabou por absorver parte da energia da Zona Fantasma, a qual acabou por afetar sua aparência. Destroçado pela culpa que sente pela morte da população da cidade esse Superman agora vagueia pelo que restou de Metropolis, com uma mente desequilibrada, em uma tentativa inútil de “proteger” a cidade (o que restou dela).

Overman – Terra-10: Nessa dimensão, ao chegar a Terra, em 1938, Kal-L é encontrado por cientistas nazistas, que, dando-lhe o nome de Overman, utilizam-no para ganhar a guerra. A partir de seu material genético, os nazistas chegam a criar duas crianças: um menino, denominado Anti-humano e uma garota, a qual chamam-na de Overgirl.
Superboy: Kon-El foi criado pelo Projeto Cadmus, em uma tentativa de recriar o Superman. Como era difícil se estabilizar o DNA kriptoniano, os clones criados acabavam se degenerando e morrendo. O projeto então foi abandonado mas com a morte do Superman no combate contra Doomsday os Laboratórios Cadmus junto a Lex Corp tentaram novamente criar uma cópia para substituir o Super. Após 12 tentativas infrutíferas o DNA de Lex Luthor é então utilizado para assim estabilizar o clone. Assim nasce o Superboy, ao qual é dado o nome de Conner Kent.


Superboy Prime – Terra-Prime: Prime é possivelmente a maior ameaça a todos os Superman’s das diversas dimensões. Sua história começou na dimensão Prime, uma espécie de mundo real, no qual os heróis da DC Comics são apenas personagens fictícios. Kal-El chegou a essa dimensão ao ser teleportado pouco antes do planeta Krypton ser destruído. Na Terra-Prime ele é então adotado pelo casal Jerry e Naomi Kent, os quais o batizam com o nome de Clark, em homenagem ao personagem Superman de sua dimensão. Uma noite em sua adolescência os poderes de Clark se manifestam devido à passagem do Cometa Halley próximo ao planeta. Nesse mesmo período o Superman da Terra-1 (Era de Prata) encontra um caminho para a Terra-Prime e essas duas versões se encontram. Quando o universo Prime é destruído durante a Crise nas Infinitas Terras, Clark passa a lutar com os outros heróis de outras dimensões na guerra contra o Antimonitor, adotando o nome de Superboy Prime. Após a derrota do Antinomitor, os heróis sobreviventes passam a habitar uma única dimensão. Porém, não se reconhecendo como parte dessa nova dimensão e enlouquecido pela perda da sua, Prime inicia uma conspiração para levar a nova dimensão ao caos. Em um acesso de fúria ele acaba então por quebrar a realidade com um soco, o que acaba gerando varias distorções no espaço-tempo e trazendo as outras dimensões de volta. Esses eventos que levaram a Crise Infinita, onde Prime é então derrotado pelo Superman da Terra-2 (Era de Ouro), o qual acaba morrendo no combate. Prime é aprisionado no centro de um sol vermelho (seu ponto fraco) e mantido sob a vigilância da tropa dos lanternas verdes (eventos posteriores levam Prime a ser liberto, desencadeando futuramente a Crise Final, mas isso fica para uma outra oportunidade).
Superciborgue: Henry Henshaw fazia parte de um programa espacial da NASA e, durante uma das expedições, sua nave foi atingida por radiação cósmica a qual permitiu a ele dominar máquinas. Com o tempo a radiação veio a mata-lo e Henshaw transmitiu sua consciência para o meio cibernético. Ele então reconstruiu-se totalmente como máquina e mais tarde, ao encontrar a câmara-matriz de Kal, utilizou o DNA do Super para transformar parte de seu corpo em uma porção kriptoniana e a outra parte ele reconstruiu com tecnologia de Krypyon, tornando-se assim o vilão denominado Superciborgue.


Supermago – Terra-33: Na Terra-33, Kal é o líder da Casa de Magia Kriptoniana e membro da Liga dos Xamãs. Ele possui todos os poderes dos Kal’s de outras dimensões além do conhecimento de magia kriptoniana desta dimensão.
Superman Composto: O primeiro Superman Composto tinha o alter ego de Joseph Meach. Ele fora um mergulhador antigamente muito famoso e que, com o esquecimento com o passar dos anos, tentou se auto-promover em um salto de um edifício de Metropolis até um tanque d’água no solo. Porém, devido a um vazamento, o reservatório de água do tanque diminuiu a um ponto o qual provocaria a morte de Meach. Superman então o salvou durante a queda. Meach então, sob custória, foi forçado a trabalhar como faxineito no Museu Superman, onde seu ódio pelo estrelato do herói começou e passou a crescer. Em uma certa noite ocorre um acidente que confere a Meach os poderes de todos os membros da Legião de Super-Heróis (que também estavam representados no museu). Determinado então a derrotar os dois heróis mais famosos da época (Superman e Batman), Meache utiliza seus novos poderes para modificar sua aparência, deixando metade de seu corpo como Superman e metade como Batman, adotando o nome de Superman Composto.


Superman – Red Son: Versão do Superman o qual, ao invés de cair nos Estados Unidos, cai na União Soviética alguns anos antes da Guerra Fria. Ele é então acolhido pelo governo soviético e torna-se uma arma desta na guerra contra os EUA. Superman leva então a União Soviética e o socialismo ao auge mundial, levando os EUA e o capitalismo ao colapso social.
Superman – Era de Ouro (Terra-2): O Kal da década de 60 (chamado de Kal-L) foi o primeiro super-herói de sua dimensão, surgindo antes da Segunda Guerra Mundial. Foi membro da Sociedade da Justiça e trabalhou sob o alter ego de Clark Kent como repórter no Daily Star, onde com o tempo tornou-se editor chefe. Ele chega a casar-se com Lois Lane e, anos depois, quando sua prima, Poderosa (Supergirl da Terra-2) chega ao planeta ele e Lois a adotam. Esse Kal é apagado da história durante os eventos da Crise nas Infinitas Terras e retorna mais tarde em Crise Infinita, onde morre ao lutar contra o Superboy Prime.


Superman – Era de Prata (Terra-1): O Kal-El da Era de prata dos quadrinhos começa sua carreira trajado como Superboy e foi um dos primeiros heróis de sua dimensão juntamente com o Aquaboy (Aquaman adolescente). Aqui Kal e Lex Luthor se conhecem ainda adolescentes em Smallville, onde se tornam amigos e mais tarde passam a ser rivais. Ao se tornar adulto, como Clark Kent, Kal trabalha no Planeta Diário e tem como primeiro grupo de heróis integrante a Liga da Justiça da América. Se comparado ao Kal da Era de Ouro, o da Era de Prata é muito mais forte, demonstrando isso em situações como a que ele puxou os planetas do sistema solar com uma corrente ou quando destruiu uma galáxia inabitada com um espirro.
Superman – Injustice: Na série Injustice, após um plano orquestrado pelo Coringa, no qual Superman acaba matando Lois e o filho que ela estava esperando (filho também do próprio Super) e destruindo Metropolis no processo, Kal decide então tomar as rédeas do mundo. Alcançando o posto de Alto Chanceler Superman, ele controla o mundo com punhos de ferro, eliminando qualquer ameaça a seu governo. É inclusive aqui que ele obtém um dos anéis da Tropa Sinestro, o qual eleva ainda mais seu poder, já que sob o seu comando praticamente todo o mundo o teme, o que alimenta o seu anel até um nível grandioso de poder.


Superman Lorde da Justiça: Essa versão integra o grupo dos Lordes da Justiça, versão da Liga que habita uma Terra paralela. Nessa dimensão, Lex Luthor, como presidente dos EUA, incita uma guerra entre os seres humanos e os heróis, o que leva o planeta a uma quase guerra mundial. Durante estes eventos, o Flash dessa dimensão é capturado e morto por Lex. Os Lordes então invadem a Casa Branca e Superman mata Luthor. Os Lordes então passam a utilizar-se deste meio de justiça para atuar, passando então a controlar a Terra em uma espécie de tirania global.
Superman One Million: Esse Superman teve uma história de origem similar a do Superman da Terra-2 (Era de Ouro). Porém os poderes dele nesta dimensão o tornavam praticamente imortal. Assim, ele presenciou a morte de seus pais adotivos, amigos e até mesmo de Lois Lane. Isso o entristeceu tanto que ele, após passar sua responsabilidade de protetor da Terra aos outros heróis, deixou o planeta. Ele então passou a viajar pelo universo, ampliando seus poderes até um nível virtualmente infinito. Ele também teve acesso a parte da Source (fonte de poder da entidade The Presence), o que o tornou o Superman mais forte de todas as dimensões.


Superman Red and Blue: A história da versão mais conhecida dos Supermans Red e Blue (segunda versão) começou quando o homem de aço ficou temporariamente privado da energia solar. Ele então desenvolveu a capacidade de absorver outras fontes de energia (passando a utilizar um traje de contenção para evitar a liberação dessas energias). Durante uma armadilha feita pelo Superciborgue, Superman acaba sendo dividido em duas versões, as quais representam dois aspectos de sua personalidade: o Blue, que representa o lado mais cerebral de Kal, e o Red, que representa o lado mais impetuoso de Kal. As duas versões acreditavam inicialmente serem cada um o Superman verdadeiro, mas, com o tempo, as duas metades se individualizaram tanto que nenhuma delas queria voltar a ser o antigo Superman. Mais tarde, após diversas situações, as duas versões voltam a se fundir e o Superman recupera seus poderes a base de energia solar.
Superman – Reino do Amanhã: Da lendária saga do Reino do Amanhã, esse Superman passou anos isolado da população da Terra, retornando quando a crescente leva de novos “heróis” passou a ameaçar a vida das pessoas. Diferentemente das versões “normais” do herói, esse absorveu tanta radiação solar que não é mais afetado pela kriptonita, sendo então praticamente invencível.


Superman – The Dark Side: Nessa versão o foguete que levaria Kal a Terra acaba sendo desviado e cai em Apokolips, onde ele é encontrado por Darkseid. Superman passa então a lutar ao lado dele, atuando fielmente na destruição Nova Gênese.
Super Soldado: Surgido durante os eventos da série de HQs DC vs. Marvel, trata-se da fusão do Capitão América com o Superman.


Ultraman – Terra-3: Na Terra-3 os personagens conhecidos por nós como heróis são vilões e os vilões são heróis. Ultraman é a versão do Superman, tendo como nome original El-Kal. Ele, juntamente as outras contra-partes dos heróis, formam a Sociedade do Crime da América, uma liga de supervilões que atua sob a vista grossa do governo dos EUA, controlando todo o mundo do crime.
Val-Zod – Terra-2: Val-Zod é um dos últimos kriptonianos de sua dimensão, juntamente a Kal-El, e assume o manto deste. Assim como Kara Zor-El, conseguiu escapar de Krypton antes de sua destruição, sendo educado pelo conhecimento deixado por seus pais em sua cápsula, os quais lhe ensinaram que a violência é a maneira mais estúpida de superar os problemas. Esses ensinamentos levaram Val a ser uma das versões mais pacifistas do homem de aço. Ao chegar a Terra ele foi encontrado e criado por Terry Sloan.

Obviamente existem muitas outras versões do Superman, como a Superwoman, Evil Superman, Superman Quantum, Optiman, Apollo, Icon etc. Mas, em função de falta de informações quanto a estes preferi deixa-los de fora, pra uma quem sabe futura segunda parte do post ;)
© 2015 por Ivan Pedro. Orgulhosamente criado por Wix.com